top of page

Atenção: seu cabelo não precisa cair pra sempre

Apesar de esse ser um sintoma extremamente comum entre as mulheres, especialmente para aquelas que sofrem com a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), venho trazer boas notícias: a queda de cabelo não é normal e tem tratamento!


Eu sei que pode ser desesperador pra quem sofre com a queda e sinto muito caso esteja passando por isso nesse momento, mas sua realidade pode ser mudada e eu vou te explicar direitinho o que pode estar acontecendo por aí e como você consegue controlar esse sintoma.


Bom, clinicamente falando, quando existe o diagnóstico de SOP, é muito comum que sejam percebidas (através de exames laboratoriais e sintomas clínicos) alterações hormonais, incluindo a elevação da testosterona. Isso acontece devido à maior ativação de uma enzima presente em nosso organismo, chamada 5 alfa-redutase, que aumenta a conversão de testosterona em dihidrotestosterona, gerando acne, seborreia e adivinhe só: queda de cabelo.


Geralmente, quando você vai a um médico dermatologista pra entender sua condição e definir um tratamento, ele te diagnostica com alopecia androgenética, que é exatamente esse tipo de queda, causado pelo aumento da testosterona.


Mas o que isso tem a ver com nutrição? TUDO!

Uma vez que a gravidade e o tratamento SOP são intimamente ligados ao seu estilo de vida e dieta, tudo isso influencia também nos seus sintomas.

Quando pensando em um dieta que minimize essa queda de cabelo decorrente da SOP, é preciso abordar alguns fatores, entre eles a resistência à insulina, que também tem relação com esse aumento da testosterona e precisa ser tratada, e a inclusão de nutrientes na dieta que minimizem esse efeito e melhorem seu cabelo em qualidade, quantidade e volume.


Mas, na prática, o que fazer? Eu te conto:

  1. O que contribui para o tratamento da resistência à insulina? * Uma alimentação balanceada, que privilegie o consumo de frutas, verduras e legumes * A priorização de alimentos que sejam fontes de carboidratos de qualidade: batatas, mandioca, arroz integral, quinoa, aveia, milho, feijões, cenouras, beterraba, etc. * A inclusão de alimentos fontes de boas gorduras (sementes, castanhas, azeite) e boas proteínas (carnes magras, feijões e grãos) * A redução do consumo de alimentos fontes de carboidratos refinados como pães, bolos, tortas feitas como farinha branca, salgadinhos * A limitação do consumo de doces e alimentos processados como refrigerantes e sucos prontos Veja que nada é proibido e que, na maioria das vezes, o radicalismo não é necessário. É preciso pensar na qualidade dos alimentos que compõem a sua dieta e começar pelo básico: tenha uma alimentação nutritiva, colorida e variada com o máximo de alimentos naturais possível.

  2. Quais são os nutrientes mais importantes de se manter na rotina quando há queda de cabelo? * Zinco: presente no acém cozido, aveia em flocos, fígado bovino, grão de bico, ostra, queijo prato, sardinha, semente de gergelim, semente de linhaça * Vitamina A: presente na batata-doce, brócolis, cenoura, couve, espinafre, fígado, mamão, manga, melão, ovo * Cálcio: presente na amêndoa, avelã, beterraba, castanha-do-Brasil, espinafre, feijão, leite e derivados, sardinha, semente de chia, tofu * Vitamina C: presente na acerola, brócolis, couve crua, goiaba, kiwi, laranja, mamão, manga, morango, tomate Existem outros nutrientes importantes nesse cuidado, é claro, mas esses são os principais caso queira iniciar uma mudança. A suplementação pode ser necessária e, inclusive, contribuir muito com o tratamento, mas a dieta precisa estar adequada para que o resultado seja duradouro.

Por fim, é importante que perceba que apesar de existir solução, ela não vem em uma pílula e nem como um milagre. É preciso esforço, mudança de hábitos, uma alimentação adequada e atenção à saúde para que não só esse, como todos os outros sintomas da Síndrome dos Ovários Policísticos, sejam controlados. Afinal, o anticoncepcional não trata a doença, mas isso é papo pra outra hora!


Ah, e por último, mas não menos importante: tenha sempre uma nutri (clique aqui para saber sobre a minha consulta) e um ginecologista ao seu lado para que esse tratamento tenha o máximo de sucesso


Beijos, se cuida!

Até 🤍

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page