top of page

Por que o chocolate piora a acne? E o que comer para melhorá-la?

Se você sofre com a pele oleosa ou está sempre se queixando da acne, que bom que te encontrei! Muitas pessoas não sabem muito o que fazer para tratar a acne e gastam rios de dinheiro em tratamentos consecutivos porque nada resolve. Se incomodam com o aspecto da pele acneica e com o excesso de oleosidade, mas não fazem a menor ideia da influência que a alimentação tem em tudo isso.


Você já parou para observar o que causa acne em você? 🤔


Se a resposta for sim, provavelmente você já percebeu que o consumo de doces está intimamente ligado ao aparecimento de acne.


Se você disse leite acertou também! Mas não adianta trocar pelo desnatado, hein!? Não é a gordura o problema nesse caso! Aliás, muita gente acha mesmo que o consumo de alimentos oleosos é o que aumenta a oleosidade da pele. Pois imagine só: estão errados!



Mas o que a alimentação tem a ver com a acne?


Bom, para uma acne se desenvolver, alguns processos precisam acontecer na pele:

  1. Precisa haver excesso da produção de sebo,

  2. Colonização bacteriana,

  3. Hiperceratinização folicular,

  4. Inflamação.

A acne pode ter diversas origens, que serão o start para todas as alterações citadas anteriormente:

  • Origem hormonal: o que acontece na adolescência é um exemplo clássico! Além disso, acne na região mandibular e no queixo sugere também alterações hormonais e são muito comuns em mulheres com síndrome do ovário policístico.

  • Origem alimentar: Causada por um desequilíbrio entre a glicemia (nível de açúcar no sangue) e insulina (hormônio responsável por controlar os níveis glicêmicos e o responsável pela entrada da glicose para dentro das células de nosso corpo para que ser possa ser utilizada como fonte de energia). O aumento da insulina estimula a produção de sebo iniciando a cascata para o surgimento da acne; por isso o consumo de doces, chocolates e carboidratos simples em excesso (como farinhas brancas, pães, bolos) podem agravar a acne, já que o consumo excessivo de carboidrato aumenta os níveis sanguíneos de insulina. Já o leite, desempenha esse papel por aumentar o fator semelhante à insulina, denominado IGF-1, que também estimula a produção de sebo. Como o problema não é a gordura e sim o carboidrato, o leite sem gordura (desnatado ou semi-desnatado) concentra ainda mais os carboidratos do leite (lactose) piorando toda a situação.

  • Disbiose intestinal: o desequilíbrio da microbiota intestinal (variedade de espécies bacterianas que habitam nosso intestino) tem também grande impacto. Um intestino não saudável resulta em um organismo inflamado e a inflamação pode piorar o quadro da acne.


E o que posso mudar na alimentação para minimizar esses efeitos?


Antes de mais nada, uma alimentação anti-inflamatória é fundamental!

A base da alimentação deve ser repleta de frutas, verduras e legumes, sementes, grãos e cereais! Essa é a forma mais simples de garantir nutrientes, fibras e, consequentemente saúde!

É importante lembrar que essas dicas não substituem, em nenhum nível, o acompanhamento nutricional individualizado. É através dele que você conseguirá aprender, de fato, como encaixar uma alimentação saudável na sua rotina de forma efetiva para atingir seus objetivos.


Mas não é por isso que deixarei de trazer as dicas para você! Afinal, pode ser que já queira começar as mudanças mesmo enquanto não consegue passar em consulta com um nutricionista e isso é muito bem-vindo!


Como você viu, o controle da quantidade de carboidratos simples que você consome é bem importante no tratamento da acne. Por isso, vale reduzir o consumo de doces e priorizar carboidratos complexos como dos grãos e cereais integrais (arroz integral, aveia, quinoa, farinhas integrais); além disso, adicione sempre vegetais e frutas às suas refeições! Esses alimentos são fontes de fibras, que fazem com que o carboidrato seja absorvido mais lentamente e, por isso, evitam grandes produções de insulina de uma vez ao manter a glicemia mais estável. As fibras também têm um papel fundamental na saúde intestinal. Lembra que eu disse que um intestino inflamado tem um efeito negativo? Pois bem! As fibras contribuem para a saúde da sua microbiota, não abra mão delas!


Existem, ainda, alguns nutrientes específicos que podem ajudar no controle da acne! São eles:

  • Ômega 3: encontrado em peixes gordurosos (salmão, sardinha, atum) e linhaça, contribui por ter efeito anti-inflamatório.

  • Vitamina A: encontrada em alimentos alaranjados como cenoura, abóbora, manga, mamão, pimentão, batata doce, além de espinafre, couve, agrião; é benéfica por reduzir a produção de sebo ao inibir a via principal no organismo que aumenta comedogênese (formação da acne) e inflamação da acne.

  • Zinco: encontrado em carnes, frutas secas, ovos, nozes, cereais integrais; está ligado à inibição de receptores, enzimas e de citocinas inflamatórias específicas relacionadas ao metabolismo da acne.

  • Além disso, a adição de alimentos anti-inflamatórios como cúrcuma e chá verde também foram associados aos cuidados com a acne.

Atenção: se sua acne for gestacional é ainda mais importante buscar um profissional para te acompanhar, já que grávidas têm algumas restrições alimentares! Gostaria de ressaltar, nesse post que o consumo de chá verde, que não é recomendado para gestantes.


De forma geral, você percebeu que cuidar da saúde e intestino reflete diretamente na pele. Ou seja, o primeiro passo para ter uma pele bem cuidada é ter um organismo saudável e que funcione da melhor forma possível! Aliás, tem um outro post aqui em que falei sobre cuidados alimentares para se ter uma pele hidratada!


A alimentação está ligada a tudo no nosso corpo, tanto por dentro quanto por fora! Por isso, comece cuidando do que ingere, selecionando melhor os alimentos e desinflamando o seu organismo e o resultado será percebido em todos os aspectos de sua vida!


Espero que essas informações tenham impacto positivo na sua saúde e, consequentemente, na sua pele!


Beijos, se cuida e até!


Referências bibliográficas:


FERNANDES, Olivia; Apostila do curso Nutrição avançada em estética - parte Olívia Fernandes. Instituto Ana Paula Pujol, 2020

PUJOL, Ana Paula; Apostila do curso Nutrição avançada em estética - parte Ana Paula Pujol. Instituto Ana Paula Pujo, 2020

PUJOL, Ana Paula; Manual de nutricosméticos: receitas e formulações para a beleza. Instituto de Ensino e Pesquisa em Nutrição, 2012

PUJOL, Ana Paula; Apostila do curso Nutrição da mulher. Instituto Ana Paula Pujo, 2020

SHANNON, J.F.. Why do humans get acne? A hypothesis. Medical Hypotheses, [S.L.], v. 134, p. 109412, jan. 2020. Elsevier

COSTA, Adilson; LAGE, Denise; MOISÉS, Thaís Abdalla. Acne e dieta: verdade ou mito? Anais Brasileiros de Dermatologia, Campinas, v. 85, n. 3, p. 346-353, 2010.



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page