top of page

Dá pra comer bem em home office?

Que atire a primeira pedra quem não fez nenhuma mudança na alimentação por estar mais tempo em casa desde o começo da pandemia. Seja fazendo o próprio pão - obviamente conquistamos o pão próprio aqui em casa e ficou tudo! Se quiser ver, está nos destaques do Instagram -, pedindo mais deliveries, já que todos os restaurantes se adaptaram, expandindo as possibilidades, ou fazendo uma reserva de besteiras e deixando disponíveis em casa pra hora de correria ou ansiedade, todo mundo mudou a dieta durante esse período.


O fato é que a modalidade de trabalho em home office se expandiu muito e há quem diga que ela veio pra ficar! Seja trabalhando 100% de casa ou no modelo híbrido, muitas empresas modificaram a estratégia e optaram por não ter tantos funcionários presentes, pelo menos por enquanto. E independente se você é do time que ama ou do que odeia essa modalidade e se você fica em casa todos os dias ou se só parte deles, estar mais nesse ambiente afeta, sem sombra de dúvidas, sua alimentação. O que nos resta é saber se a mudança foi pra melhor ou pra pior... e isso inclui tanto os alimentos que você escolhe, quanto a forma e os motivos pelos quais come.


Mas, calma! É normal ter alterações na dieta quando acontece uma mudança na rotina ou em situações de mais ansiedade... isso acontece com todo mundo. A grande questão é que isso não tem só alguns dias ou semanas, esse período conturbado não durou só 40 dias, que era o que muitos acreditavam ser o prazo máximo de uma quarentena... já estamos no terceiro ano! E essas modificações já impactaram na saúde, peso e rotina da grande maioria das pessoas. Mas como contornar essa dificuldade?

A boa notícia é que existem excelentes estratégias para manter uma alimentação adequada trabalhando de casa! Dá pra ajustar a rotina a ponto de ser prática o suficiente para ser mantida e dá pra modular seu comportamento para resistir às tentações!

Como sempre digo pros pacientes, tudo tem uma solução! Só precisamos expandir a mente para encontrá-la e ter disciplina suficiente para aplicar o que for necessário.

Para te ajudar, darei 3 dicas que mudarão sua alimentação no home office:

  1. Praticidade é tudo! Se você trabalha de casa, é pouco provável que tenha um tempo grande disponível para dedicar à preparação do almoço, certo? Então pense de forma prática. Expanda sua mente! Quais receitas você consegue fazer sem que precise ficar ali mexendo o tempo todo? O que pode fazer que seja prático o suficiente pra cozinhar enquanto trabalha? Aposte em preparações de pratos únicos! Aquelas receitas em que vai tudo cozido junto em uma panela de pressão ou assadeira são ótimas opções! Uma galinhada, por exemplo, em que você cozinha o frango, arroz, legumes tudo em uma panela só pode ser uma excelente ideia. Pratos assados em que os legumes, carne (ou frango, ou peixe) vão juntos pro forno são também boas opções. Um caldo, que é ótimo para os dias mais frios, em que você coloca tudo na pressão e pronto… quanto mais prático melhor! E e ainda mais fácil quando a comida “se faz” sozinha, sem que você precise ficar 100% do tempo ali vigiando.

  2. Adiante sua vida. Você não precisa gastar todo o seu domingo fazendo marmitas pro mês, mas pode adiantar algumas coisas que facilitarão seu dia-a-dia. Deixar as carnes porcionadas, limpas e, até mesmo, temperadas, já te economiza um tempo; o feijão pode ser pré-cozido (ou cozido totalmente), a salada pode estar já higienizada e as folhas cortadas. Para os lanches, pode deixar prontos alguns patês, geleias ou cremes. Mesmo que a comida não esteja completamente pronta pra você só aquecer, deixar adiantado já vai facilitar seu dia. E, claro, caso goste da opção de marmitas, elas podem ajudar muito e ser uma mão na roda! Inclusive, mesmo que você não goste, uma boa dica é ter, pelo menos, umas 3 congeladinhas ali pra emergências. Isso pode ser um ótimo negócio e te salvar na hora do desespero.

  3. Tenha pra onde correr. Tem semanas que são tão corridas que não dá mesmo pra se organizar e que nem se for só assar a gente consegue. Nesses dias, é preciso ter pra onde correr. Para se prevenir, separe um dia que estiver mais calmo, sem fome, dê uma olhada nos aplicativos de delivery que costuma pedir ou nos restaurantes perto da sua casa e faça uma seleção. Veja aqueles que possuem saladas ou uma marmitinha mais convencional (sem frituras e muitas firulas) e favorite. Faça uma lista de boas opções para que no dia da correria já saiba pra onde correr. Assim, mesmo que não dê tempo de fazer nada e você precise usar o delivery, você evita um hambúrguer ou besteira qualquer sem nenhuma necessidade.

E uma dica extra: planeje! Separe uns minutinhos do domingo, pense na próxima semana e já tente entender os dias que terá mais tempo pra cozinhar, aqueles que precisará de uma receita mega prática e aqueles em que o delivery vai ser a única solução. Faça suas compras com base nisso e não leve pra casa nada que seja gatilho pra beliscadas. Se não tem, a chance de comer é muito menor!


Já estamos há muito tempo nesse ritmo. É hora de fazer uma reviravolta e recuperar a saúde. Chega de protelar as mudanças ou usar a falta de tempo como desculpa. Agora você já tem estratégias pra começar a agir! Tá esperando o que?


Espero que essas dicas te impulsionem a se alimentar melhor ♥️.


Beijos, se cuida!

Até!


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page